sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Xadrez avança no Campus

Iniciado em agosto de 2009, através da participação nos jogos Intercampi e de um curso para iniciantes, o projeto de xadrez no IFRN - Campus João Câmara vai obtendo progressivamente conquistas expressivas e começa a mostrar os seus primeiros frutos.

Em pouco menos de oito meses de trabalho, o projeto já mostra uma mudança sensível no conhecimento e no hábito dos alunos em relação ao esporte. No início, havia uma mesa na cantina com peças de xadrez. O tabuleiro ficava às moscas ou, quando era usado, as pessoas o faziam para jogar Damas. Hoje, nós temos uma sala para a prática de xadrez com 22 mesas, todas com peças e relógios permanentemente disponíveis para os alunos. No horário do recreio, já foi registrado um momento com 12 mesas ocupadas com enxadristas.

O primeiro curso para iniciantes aconteceu de setembro a dezembro de 2010. Começou com 40 alunos e teve 23 concluintes. Desse grupo, saiu a maior parte do grupo que forma atualmente a equipe de xadrez de João Câmara composta por cerca de 20 atletas. O segundo curso para iniciantes teve início em março e irá até junho deste ano. Acontece todas as segundas e terças das 18h às 19h. Conta com uma presença média de 40 participantes (a foto mostrada é deste curso). As aulas deste curso são ministradas, na sua maior parte, por dois alunos que terminaram o primeiro curso para iniciantes: Ewerton de Lima Jr. e Anttogony Ramom Oliveira. Eles são ainda responsáveis pelo funcionamento da sala de xadrez que fica aberta pela tarde e pela noite de segunda à sexta.

A equipe de xadrez se reúne todas as quartas das 8h às 11h. O trabalho realizado pelo professor e coordenador do projeto Francisco Quaranta se concentra em 4 frentes: exposições teórica e prática sobre o xadrez, apresentação de locais para a prática do xadrez (livros, sites, torneios e softwares), organização de torneios internos e realização de torneios relâmpagos. Neste período do projeto, a nossa equipe já participou dos jogos Intercampi, do torneio xadrez da EXPOTEC em Currais Novos (dos 5 primeiros lugares, 4 foram de Joâo Câmara), do I torneio às Cegas do Mato Grande e de 3 torneios internos. A previsão para este ano é de pelo menos dobrar a participação em torneios. A equipe de xadrez do IFRN - Campus Joâo Câmara teve o privilégio de ver ingressar nas suas fileiras um campeão do JERN’S e Atleta Ouro de 2010, Israel Costa Smith de Medeiros. Ele, além de funcionar como elemento motivador da prática mais habilidosa do esporte, ajuda nos treinos da equipe, fazendo o rating interno do IFRN-JC, entre outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário